Aprenda Transformar Sobras de Vinho em Geleia
A geleia é um doce delicioso, pode ser usada em pães, bolos e panquecas. Sua receita é simples e dentre vários sabores temos o vinho! Sabe aquele vinho que sobrou? Conheça aqui como transformar as sobras de vinho em uma deliciosa geleia.
Uma taça de vinho
Para a fabricação de vinho são feitos diversos processos. Passa pela colheita, o esmagamento das frutas, a fermentação e a maturação. Por fim, separa-se as películas e sementes e fitrado, para manter o vinho cristalino.
O começo
Acredita-se que o vinho tenha surgido na Idade da Pedra, na região do Cáucaso. Os cientistas afirmam que os primeiros indícios de um plantio organizado de uvas foi encontrado no ano 4.000 a.C. na Armênia.
No Brasil, em 1532, um fidalgo foi o primeiro viticultor do país. Brás Cubas fundou a Vila de Santos e cultivou as cepas trazidas de Portugal. A partir de então o vinho se espalhou por todo o país.
Um remédio doce
Eventualmente é de origem incerta, acredita-se que a geleia foi inventada com a intenção de conservar as frutas. Conforme sabedoria popular muitos acreditam que esse costume veio do uso medicinal das compotas pelos Mesopotâmicos.
Originária da palavra em francês “gelée” – solidificar ou gelificar, sua consistência vem da pectina, fibra solúvel natural vindo das frutas e verduras e consiste no cozimento de frutas com água, suco de limão ou vinho e açúcar.
Decerto é muito popular no Brasil, a geleia foi trazida pelos portugueses, que usavam frutas como maçãs e pêssegos. A receita ficou popular e ganhou versões de frutas tropicais, como o coco e mamão.
Vinho e Geleia
Agora, é só escolher a fruta de preferência, pegar aquele vinho que sobrou e o açúcar. Aqueça o vinho e adicione a fruta picada, deixe ferver. Acrescente o vinho (300 ml) e o limão. Deixe cozinhar até atingir o ponto de geleia (desgrudar da panela).
Receita de geleia de vinho tinto
Primeiramente deixe o vinho (750 ml) aquecendo até reduzir, aproximadamente 25 minutos, depois acrescente manteiga sem sal (½ colher de café), suco de limão e açúcar a gosto. Então mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela, cerca de 5 minutos e depois coloque em um recipiente de vidro.
Ambas, deixar na geladeira por no mínimo 4 horas.
Dicas:
- Para conseguir mais facilmente a textura de geleia, frutas com mais pectina, como maçã ou amora, são melhores. É possível também adicionar ao preparo pectina industrializada, caso necessário. A Polpa, o suco e as cascas de maçã também podem ser utilizados.
- O açúcar é adicionado de acordo com o gosto pessoal, mas é importante sempre ter um pouco de acidez para construir o sabor da geleia, por isso é comum adicionar limão.
- Sempre cozinhar em fogo baixo para alcançar a textura e com uma concha, ir retirando a espuma para deixar a geleia brilhante. Depois de pronta, colocar rapidamente em seu recipiente de vidro e levar para a geladeira.
Agora ficou fácil, não jogue mais vinho fora, aproveite e faça uma deliciosa geleia.
Eventualmente você deve ter uma Air Fryer em casa não é mesmo! E hoje exatamente agora vou te contar um segredo, Confira a baixo.
3 receitas rápidas para fazer na air fryer em menos de 15 minutos. Confira!
Como fazer camarão com coco na air fryer